Ser internacional para sobreviver
- Carina Lucindo
- 19 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Para um número crescente de empresas, ser internacional é uma necessidade para sua sobrevivência econômica. Há vários aspectos que influenciam a importância da internacionalização das empresas.
Primeiramente, é importante mencionar que todas as empresas hoje, ainda que negociem apenas no mercado doméstico, estão sujeitas às influências dos mercados globais. A globalização e o desenvolvimento de diversas tecnologias aumentaram a concorrência entre produtos e serviços do mundo todo. Por isso, as empresas precisam desenvolver uma consciência global, que inclui conhecer o potencial do mercado mundial e as tendências econômicas, sociais e políticas globais, ainda que não estejam atuando diretamente em mercados estrangeiros.
Em segundo lugar, sabe-se que o comércio internacional tem sido uma opção para as empresas que enfrentam turbulências no mercado interno. Isso porque ele oferece oportunidades de crescimento ao ampliar o mercado consumidor dos produtos e serviços das empresas, que podem explorar mercados que muitas vezes oferecem condições mais promissoras do que o mercado doméstico.
Como há incentivos à exportação, porque ela traz divisas para o país, muitas vezes exportar é mais vantajoso do que vender internamente, já que a carga tributária pode ser significativamente menor, e portanto a margem de lucro das empresas pode ser muito maior no comércio exterior em comparação com o doméstico.
Esses fatores, entre outros, apontam para a importância de ser internacional para a sobrevivência econômica de um número cada vez maior de empresas no ambiente globalizado de hoje.
Comments